Novembro Azul: A Cooperliquidos apoia essa causa
Escolhido como o mês de conscientização da saúde do homem, o movimento Novembro Azul teve seu início no ano de 2003, na Austrália, ele tem por objetivo alertar para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina, dando ênfase ao câncer de próstata.
Considerado o tipo de câncer mais frequente entre os homens brasileiros, desencadeado normalmente em homens mais velhos, onde 6 a cada 10 pacientes possuem mais de 65 anos, o câncer de próstata leva a óbito cerca de 42 homens diariamente, estima-se que cerca de 3 milhões vivem com a doença. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) a cada dois anos aproximadamente cerca de 68.220 novos casos são diagnosticados, sendo registrados 15 mil mortes por ano causadas pela doença.
Estão entre seus sintomas:
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:
- dor óssea;
- dores ao urinar;
- vontade de urinar com frequência;
- presença de sangue na urina e/ou no sêmen.;
O diagnóstico precoce é a única forma de garantir a cura. Por isso a campanha pauta que independente de estar sentindo alguns dos sintomas acima relacionados é importante que homens a partir dos 45 que possua incidência da doença na família ou que sofra com problema de obesidade, procurem um médico para diagnóstico, ou a partir dos 50 anos sem esses fatores de risco.
Quebre o preconceito, tenha sempre um diálogo aberto com seu urologista, a detecção da doença e o tratamento precoce podem salvar vidas!
As informações utilizadas para construir esse conteúdo foram pautadas a partir de dados informados pelo Ministério da Saúde.